Camila Pinto
17 de mar de 20224 min
A nova LUMIX GH6 finalmente chegou! Mas será que a Panasonic finalmente conseguiu criar um sistema de foco automático confiável para vídeo? O Micro Quatro Terços tem um lugar no mercado atual de câmeras mirrorless? Vamos ver mais sobre esse lançamento.
Em primeiro lugar, a LUMIX GH6 possui um motor Venus (processador) completamente novo e um sensor de imagem Micro Quatro Terços de 25 milhões de pixels.
Em termos de resolução máxima/taxa de quadros, esta câmera pode gravar em 5,7K até 30p (17:9) e 5,8K em até 30p no open gate 4×3. Filmar no modo open gate anamórfico 4×3 em 4.4K 50/60p também é possível com o novo LUMIX GH6.
Falando nisso, tem a opção de gravação de "open gate" em modelos GH anteriores, então pode ser que a gravação 4×3 também possa ser combinada com ProRes em uma futura atualização de firmware. Atualmente, o open gate está sendo oferecido apenas no H.265 e, em nossos resultados de testes de laboratório, o codec tende a travar as sombras de maneira óbvia, especialmente quando comparado à gravação interna do ProRes.
Outra grande vantagem para a Panasonic é que quase todos os formatos de gravação disponíveis nesta câmera são de 10 bits!
A LUMIX GH6 é a segunda câmera mirrorless, depois da Nikon Z9, a oferecer um formato de gravação adequado na câmera e, neste caso, ela ainda vem em duas opções: Você pode escolher entre duas variações do Apple ProRes, 4:2:2 e 4:2:2 HQ. Ambas são oferecidas em resolução de 5,7K e até 30p. A diferença é a maior taxa de bits que este última tem. Uma futura atualização de firmware trará flexibilidade adicional ao trabalhar com gravação interna do ProRes.
Muitos de vocês podem concordar que o ponto fraco da linha de câmeras LUMIX é o seu sistema de foco automático para uso de vídeo. Nos últimos anos, isso se tornou muito perceptível, especialmente porque outras empresas fizeram melhorias constantes neste campo. Agora, a Panasonic ainda está contando com seu sistema de foco DFD de base de contraste, mas desta vez, finalmente a nova câmera é muito capaz de manter o foco corretamente durante a filmagem com ela.
Bem, esta pode ser uma das melhorias mais significativas desta nova câmera em relação as suas antecessoras. Portanto, esqueça o que você sabe sobre Dual ISO, e dê as boas-vindas a duas gravações ISO constantes (altas e baixas) que se fundem em uma única saída. Não há mais imagem "muito limpa", que pareça controlada por uma extensa Redução de Ruído. Ao filmar neste modo, o vídeo tem uma sensação muito orgânica, com uma textura de ruído agradável e não menos impressionante, um Alcance Dinâmico mais alto!
Aqui está o que você precisa saber para aproveitar o novo recurso:
DR Boost (DBR) está disponível até 60 fps (ou menos)
O ISO básico no V-log/HLG é 2000. Se você gosta de filmar em configurações ISO mais baixas, você deve desativar o DR Boost (o ISO básico se tornará 250)
O ISO básico em todos os outros perfis de imagem é 800 quando o DRB está definido como "LIGADO".
Um ganhará pelo menos 2 paradas de DR ao usar filmagens com DRB "ON".
A LUMIX GH6 herdou um sistema de ventilador de refrigeração semelhante ao do LUMIX S1H (mas com um tamanho reduzido), e o resultado é a possibilidade de gravar o tempo "ilimitado" ao filmar até C4K/60p 4:2:2 10 bits.
Quando se trata de áudio, há muitas opções para explorar. Aqui estão alguns:
Qualidade de gravação de 48kHz 24 bits externa ou com os microfones internos da câmera
Áudio de 4 canais ao adicionar o adaptador de microfone XLR da Panasonic
Gravação de áudio de 96kHz e 24 bits ao usar um microfone externo
A configuração do canal de monitoramento de som é possível
Saída de dados de áudio HDMI 4ch
Existem outras novidades "bens" pequenas, mas essenciais, que tornam a vida de um videomaker usando esta câmera um pouco mais fácil, como:
Luz de contagem frontal/traseira
Botões de gravação frontal/superior e possibilidade adicional de "atribuí-los"
O monitor LCD pode ser movido livremente quando um cabo HDMI está conectado
A área de foco pode ser ampliada durante a recodificação (para ajudar na focagem precisa)
Os arquivos CUBE agora são compatíveis com a câmera GH6
Pinhole anti-rotação para placas de câmera de tripé
Soquete de entrada/saída de código de tempo com cabo BNC incluído
É bom ver que a Panasonic já está elevando a sarrafo, oferecendo ferramentas de filmagem ainda mais completas e, com a futura atualização de firmware, pode-se esperar o seguinte:
DCI 4K ProRes 4.2.2 HQ/4.2.2
FHD ProRes 4.2.2 HQ/4.2.2
Gravação Direta USB-SSD (Nesta fase, não está claro que tipo de gravação externa estará disponível, mas vamos esperar pela opção Cinema DNG)
Saída de dados de vídeo RAW HDMI 4K/120p para Atomos Ninja V+
A opção de gravação de open gate 4×3 de alta resolução é ótima de se ter, mas atualmente, está apenas no codec H.265. Tomara que a Panasonic também possa considerar ter esse modo com o codec ProRes.
Para obter a funcionalidade de resolução completa e gravação no ProRes, certifique-se de usar as mais novas baterias Panasonic. As mais antigas vão caber, mas você estará restrito a gravar até 4K MOV.
Nesta nova câmera, pode-se encontrar dois slots de mídia. OCFexpress é o caminho a percorrer se o objetivo for obter opções de gravação de codec de alta resolução. Mas a Panasonic também incluiu uma opção de cartão SD para aqueles que não precisam das funções de gravação.
A Panasonic Lumix GH6 já está disponível, por um valor sugerido de 2.199 dólares, ou seja, cerca de 500 dólares mais cara em comparação com o modelo antecessor. Também é possível comprar a câmera em conjunto com uma lente Leica DG Vario-Elmarit 12-60mm f/2.8-4 ASPH, por um valor total de 2.799 dólares.
O que você acha da câmera LUMIX GH6? Esta é a câmera que você estava esperando? Conta pra gente aqui nos comentários abaixo.
Fonte: cined.com
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