Apple perde processo de patente e terá que pagar royalties para a RED pelo formato ProRes RAW

A Apple falhou na tentativa de anular as patentes detidas pela RED que governam os métodos de compactação de vídeo Raw, deixando a empresa obrigada ao pagamento de royalties no formato de arquivo ProRes RAW. A Apple tentou mostrar que a tecnologia RED patenteada em torno de seu codec RedCode era óbvia e, portanto, não deveria receber proteção, mas o tribunal rejeitou a alegação, deixando a RED segura para licenciar a técnica de compressão sem perdas para os fabricantes de câmeras, softwares e acessórios.



Parece que a Apple queria evitar o pagamento de royalties no formato ProRes RAW, lançado via Final Cut Pro no ano passado, e usado em alguns drones DJI, alguns gravadores Atomos e alguns outros produtos . O problema é que a RED alega que o ProRes RAW usa a tecnologia que possui para compactar esses arquivos Raw para torná-los administráveis ​​para trabalhar. O RedCode permite que o vídeo Raw seja capturado e compactado na câmera da mesma maneira que as câmeras fotográficas, permitindo que os dados diretamente do sensor sejam gravados e disponibilizados para manipulação de pós-produção muito flexível.


A tecnologia do RED permite que os arquivos sejam compactados em proporções de até 22:1, embora diga que 3:1 é matematicamente sem perdas e 8:1 é visualmente sem perdas. O valor disso não é apenas o fato de permitir que os arquivos de vídeo sejam reduzidos em tamanho, mas também que, para o mesmo tamanho, os videomakers podem gravar em resoluções mais altas para fornecer os meios para cortes pesados ​​e divisão de frames na pós-produção.


O presidente da RED, Jarred Land, postou no fórum do usuário da RED que estava feliz por a tecnologia da empresa permanecer protegida, mas que a disputa entre a RED e a Apple era apenas um meio de descobrir onde cada um deles se destacava em termos de tecnologia para que pudessem continuar trabalhando juntos. Ele escreveu:


"Temos o prazer de ver nossas patentes da REDCODE suportar outro desafio.

Para deixar claro, como mencionei antes, isso nunca foi realmente Apple x RED. Sempre foi a APPLE + RED, e tudo isso foi parte do processo que define como trabalharemos juntos no futuro.

A integração da RED com a estrutura METAL da Apple para reprodução em tempo real de R3D está indo bem, e o trabalho que as duas equipes estão fazendo juntas está superando as expectativas. Estamos muito empolgados com o novo Mac Pro e o novo monitor XDR pro e com o poder que eles trazem para todo o fluxo de trabalho do RED ."


Fonte: dpreview.com


Gostou da novidade? Então aproveita e te inscreve em nossa newsletter pra sempre receber informações e dicas sobre o mundo Audiovisual.

216 visualizações
Quer ficar por dentro das novidades do Audiovisual? Deixe seu e-mail 👇