Muitas pessoas nos perguntam como começar a trabalhar com Audiovisual e por isso, eu vim aqui te contar como deixar o hobby para se tornar um Videomaker profissional. Continua aqui acompanhando e veja o passo a passo para iniciar sua carreira!
Trabalhar com vídeo vai muito além de apertar botão
Você quer trabalhar com vídeo? O meu primeiro conselho é: pesquise tudo na internet sobre a carreira de Videmoaker e entenda se ela é realmente pra você!
Procure saber como são os cursos da área e como é trabalhar com isso de forma séria e profissional.
É muito importante que você saiba que ser Videomaker vai além de dar o REC na sua câmera.
Se você já começar achando que fazer vídeo é fácil e que é só comprar uma câmera para ter bons resultados, você já vai estar abrindo brechas para as pessoas não te respeitarem no futuro quando você quiser ser de fato um profissional.
Se você se vê como alguém que só aperta um botão, como as pessoas vão te respeitar como profissional e pagar pelo o que você faz? Entende?
Como começar a trabalhar como um Videomaker profissional?
Caso você esteja nessa fase de descobertas no Audiovisual e quer saber como começar, tenho dicas essenciais para você a dar os seus primeiros passos:
1. Mude a sua mentalidade
O primeiro passo para começar é: você precisa mudar a sua mentalidade.
Não adianta ter o pensamento que trabalhar com vídeo é fácil e que qualquer um pode fazer.
Além disso, você não pode achar que o trabalho envolve só filmar e editar.
Você precisa se enxergar como um negócio, que deve ter atendimento de qualidade, planejamento financeiro, conteúdo relevante nas redes sociais, conseguir mais clientes…
2. Faça cursos
O segundo passo é: faça cursos! Eles podem ser onlines ou presenciais.
Hoje em dia existem inúmeros cursos no mercado. Portanto, procure por recomendações e aqueles que realmente vão valer a pena o investimento.
Procure entender o que realmente vai ser vantajoso para o seu objetivo como Videomaker.
Aqui nós temos o curso on-line FILMMAKER PRO que pode te ajudar muito! Clica aqui pra saber mais sobre ele. :)
3. Compre os equipamentos necessários
O terceiro passo é comprar apenas os equipamentos realmente necessários.
Por exemplo, antes de sair comprando equipamento igual um louco, o Marvel pesquisa, estuda, faz cursos, investe tempo e dinheiro em conhecimento.
Por isso, o passo 2 “Faça cursos” é tão importante.
Por isso que eu aconselho primeiro ter uma noção da área que pretende trabalhar antes de comprar coisas, pois provavelmente você vai gastar dinheiro com algo que não precisa.
4. Faça vídeos autorais
O quarto passo é fazer muuuitos trabalhos autorias pro seu portfólio.
Por exemplo, quando a gente quer atender clientes de outros nichos, vamos atrás de criar e produzir nossos próprios vídeos, é esse caminho que achamos muito legal.
É trabalho de graça? Sim.
Mas a gente enxerga isso como um investimento no NOSSO negócio.
Não estamos dando um video de graça. Um cliente é que está disponibilizando seu tempo pra gente treinar, criar, inovar, e construir o NOSSO portfólio.
Tem toda diferença entre você oferecer um vídeo pra você fazer portfólio e treinar, do que uma pessoa ver seu vídeo, te pedir orçamento e você falar “Ah, é de graça, estou só treinando”. Assim você está desvalorizando seu tempo e seu trabalho.
Outra dica é participar de captações de outros Videomakers. Essa experiência ajuda muito! Assim, você pode observar como é um set de verdade e fazer video também, para ter mais portfólio e experiência.
5. Pratique e estude muito
Pra gente, esse é o segredo. Teste, prática e estudo! (Para cada hora estudada, ponha em prática por uma ou duas horas).
Aqui é assim, todo passeio que a gente tem a oportunidade pra fazer um vídeo, a gente faz, e a cada iniciativa nossa a gente sabe que está se aperfeiçoando.
Mergulhamos em livros, lemos sobre tudo, fazemos muitos cursos online. Existe um mundo de oportunidade para aprender!
Isso de fazer bastante vídeo de portfólio antes de realmente iniciar é muito positivo, pois quando um cliente aparece ficamos mais empolgados do que com medo.
A importância de ver o vídeo como um negócio
Por fim, quero falar mais um pouco sobre a importância de ver o vídeo como um negócio. É normal que tudo fique meio nublado no comecinho e que o medo de não conseguir fique insistindo na sua mente.
Isso acontece porque você precisa organizar e estruturar sua carreira como um negócio. Assim, você vai atingir seus objetivos com ele.
Quando Daniel começou a sua jornada no Audiovisual, ele não tinha ninguém pra dizer o que ele precisava fazer, o que eu não devia fazer e no que eu realmente precisava investir para ter sucesso. Com isso, ele cometeu muitos erros…
Por isso, nós juntamos tudo que a gente aprendeu e erramos e colocamos no nosso curso: FILMMAKER PRO.
Criamos esse curso para te ensinar como o seu caminho pode ser mais leve no Audiovisual, com menos erros e mais sucesso.
Vamos te ajudar a acelerar seu crescimento, construir seu negócio, conquistar mais clientes e viver de video. Clica aqui pra saber mais sobre o curso!
Espero que tenha te ajudado com estas dicas. E se tiver alguma dúvida, é só me chamar lá no Instagram 👉@camipinto.
Até a próxima, 👋🏼
Camila Pinto
Equipe Filmmaker Pro
CONHEÇA O FILMMAKER PRO, O CURSO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL MAIS COMPLETO DO PAÍS, CLICANDO AQUI!
Já conhece nosso canal no Telegram? Por lá sempre tem conteúdo inédito e gratuito pra você: [CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO CANAL DO TELEGRAM]
Cada um dos assuntos que disponibilizamos aqui tem como objetivo informar e contribuir com seu aprendizado e crescimento profissional.
Se quiser ficar por dentro das principais notícias sobre Audiovisual, te inscreve na nossa newsletter pra sempre receber informações e dicas atualizadas.
Comentarios