Após o lançamento do macOS 15 Catalina, a Apple também atualizou o Final Cut Pro X para a versão 10.4.7. A maioria das alterações nesta nova versão está oculta. O Final Cut Pro X 10.4.7 é amplamente otimizado para o novo sistema operacional e o novo Mac Pro e Pro Display XDR, ainda por vir . Vamos dar uma olhada mais de perto!
Atualização do Final Cut Pro X 10.4.7
O novo Mac Pro e Pro Display XDR foram anunciados em junho, e parece que a Apple começou a atualizar todo o seu software - incluindo o macOS com o lançamento do macOS 15 Catalina - para dar suporte total a essas super máquinas. A gigante de Cupertino acaba de anunciar uma nova atualização para seu editor, Final Cut Pro X, que está no mercado há oito anos.
Se você estiver procurando por recursos inovadores nesta nova atualização do Final Cut Pro X 10.4.7, convenhamos, ficará desapontado. De fato, a maioria das mudanças no NLE está oculta. Se você é um usuário regular do FCP X, verá melhorias de desempenho graças a um novo mecanismo de processamento baseado em Metal. Esse novo mecanismo de processamento de metal melhorará as velocidades de reprodução, bem como as tarefas de renderização, composição, efeitos em tempo real, exportação e assim por diante. Se você estiver usando um MacBook Pro de 15 polegadas, a Apple alega uma melhoria de desempenho de 20%, enquanto os usuários do iMac Pro terão ganhos de até 35%.
Boas notícias para usuários que precisam de muita energia: O Final Cut Pro X 10.4.7 agora suporta várias GPUs, incluindo o brilhante Radeon Pro Vega II e o Radeon Pro Vega II Duo, do novo Mac Pro. Além disso, ele suporta até 28 núcleos de CPU, portanto, se você estiver usando um iMac Pro ou o novo Mac Pro, se beneficiará de todos os núcleos extras.
Aqui está um rápido resumo de todas as outras melhorias nesta atualização do Final Cut Pro X 10.4.7:
O Final Cut Pro funciona com o novo recurso Sidecar do macOS Catalina. Esse recurso permite ampliar o espaço de trabalho do Mac usando um iPad como um segundo monitor. O Sidecar trabalha com FCP X.
O FCP X 10.4.7 pode usar o cartão Afterburner para melhorar muito o desempenho da reprodução ao trabalhar com ProRes e ProRes RAW.
Você pode conectar até três monitores Pro Display XDR ao Mac Pro (se você tiver bolsos profundos). Dois para a interface FCP X e um para fins de monitoramento. Além disso, você pode usar o Pro Display XDR para editar e classificar o conteúdo de vídeo HDR. Se você não estiver usando o Pro Display XDR, é possível visualizar as filmagens HDR mapeadas por tom em displays SDR compatíveis ao usar o Final Cut Pro no macOS Catalina.
No lado HDR, você pode classificar as filmagens HDR com ferramentas aprimoradas de máscara de cores e isolamento de alcance.
Algo que estamos esperando há muito tempo: selecione qual GPU interna ou externa é usada para acelerar o processamento gráfico.
Ao mesmo tempo, a Apple também atualizou o Motion para a versão 5.4.4 e o Compressor para a versão 4.4.5, juntamente com o FCP X. As melhorias nos dois softwares são idênticas às do FCP X.
Preços e disponibilidade
O Final Cut Pro X 10.4.7, Motion 5.4.4 e Compressor 4.4.5 estão disponíveis hoje como uma atualização gratuita para todos os usuários existentes. Se você ainda não possui uma licença, pode baixá-la na Mac App Store por US$ 299,99 . É incrível que a Apple nunca tenha cobrado por atualizações do FCPX até agora.
Fonte: cinema5d.com
Você usa o Final Cut Pro X ou mudou para o DaVinci Resolve, Adobe Premiere ou outro? Me conta aqui nos comentários! Aproveita e te inscreve em nossa newsletter pra sempre receber informações e dicas sobre o mundo Audiovisual.
Comments