A Sony ZV-1 acaba de ser anunciada com recursos aprimorados, como: filtro ND embutido, qualidade de som aprimorada, foco automático mais rápido, maneira mais fácil de obter profundidade de campo e... uma maneira de suavizar a pele. A Sony tem como objetivo conquistar o coração dos vloggers, oferecendo uma nova câmera personalizada às suas necessidades. Vamos dar uma olhada mais de perto nesta revisão que o cinema5D.com fez da nova Sony ZV-1.
A Sony está ouvindo atentamente e identificou a necessidade de uma câmera fácil de usar e sofisticada, capaz de atrair vloggers e videomakers. A nova ZV-1 parece familiar a RX100, mas é uma câmera melhor para criação de vídeo por diferentes razões. É uma ferramenta de trabalho muito flexível e, quando tratada corretamente, os resultados visuais podem ser impressionantes.
Sony ZV-1, um mix
A Sony pegou duas de suas câmeras compactas com sensor de 1 polegada, a RX100 V e a RX100 VII, e as combinou em um único dispositivo. Presume-se que esta câmera tenha o melhor dos dois mundos. O processador rápido da RX100 VII e do bloco óptico (lente e filtro ND incorporado no sensor) da RX100 V. O resultado final é impressionante, mas não é perfeito.
Sony ZV-1, o que há de novo
A Sony realmente tentou atender às necessidades dos vloggers com a introdução dos seguintes novos recursos:
Desempenho aprimorado do foco automático (incluindo o recurso “Product Showcase”, para uma transição rápida e suave entre rostos e produtos). Isso é implementado pressionando o botão C2
Estabilização aprimorada
Gravação de voz nítida (microfone direcional de 3 cápsulas e um para-vento destacável dedicado)
Botão bokeh de fácil acesso (não é necessário acessar o menu)
Tons de pele aprimorados e função "suavizar"
Luz de registro frontal
Aperto do corpo para uma fixação confortável
Além dos recursos acima, a nova ZV-1 está equipada com uma tela LCD de ângulo variável e um botão de gravação maior. Os perfis de imagem S-log 2, S-log 3 e HLG ao lado do zebra e os controles manuais de áudio e foco ainda estão lá.
Sony ZV-1 em campo
Para vlogging, é uma boa ferramenta para se trabalhar. Se você é um novato completo, a câmera estará pronta para trabalhar para você rapidamente. Basta selecionar “Intelligent Auto” e pronto. Mas o nivelamento de áudio - sim, mesmo neste modo totalmente automático, será necessário cuidar do controle de nível de áudio, pois a câmera não oferece nível de áudio automático em nenhum modo de filmagem.
Se você é um videomaker profissional, esta câmera compacta pode se tornar a estrela do dia em alguns cenários de filmagem. Precisa de uma câmera para jogar na bolsa como uma substituta, com preço modesto para a sua câmera A? Precisa de uma câmera para fazer o trabalho em locais restritos ou situações sensíveis? A ZV-1 pode ser a solução sensata. Com muitas opções de controle manual e operação aprimorada, é possível obter melhor desempenho muito além do básico. Agora não procure por gravação interna de 4K/60p ou 10 bits… Pelo preço e pelo que pode fazer, é um dispositivo muito bom de se ter como plano B.
Um olhar mais atento à funcionalidade de vídeo da ZV-1
Como videomaker profissional:
Se você é usuário da Sony, vai se sentir em casa. Mesma estrutura de menu da câmera e funcionalidade semelhante à de outros dispositivos de vídeo da Sony.
Embora ter um filtro ND em uma câmera tão pequena seja realmente incrível, às vezes o filtro não é forte o suficiente para compensar sob forte luz do dia (em particular ao filmar em S-log 2, onde o valor ISO nativo é 1000). Além disso, ter uma lente rápida é bacana (f1.8-2-8), mas quando se trata de distância focal, a lente poderia ser maior. Especialmente quando "caminhando e conversando", o lado largo da lente de 24 mm não parece ser largo o suficiente (a câmera está equipada com lentes de 24 a 70 mm). A ausência de EVF (Electronic View Finder) também pode ser um problema, pois manipular a exposição e focar a luz do dia em um LCD nem sempre é algo agradável.
Como um vlogger:
O dedicado "botão bokeh" funciona, desde que você esteja no modo Automático Inteligente. Se for tentador filmar no modo manual, pode surgir um problema. O que este botão faz é abrir a abertura da lente ao máximo. Ao fazer isso, a câmera precisa compensar a quantidade de luz que entra na lente, e a melhor maneira de fazer isso é provavelmente deixando a própria câmera fazer isso. O resultado é superior a 50 (60) velocidade do obturador e configurações ISO "flutuantes", ambas mudam constantemente. Tudo bem se você estiver procurando por "apenas vlogging".
Para Videomakers e Vloggers:
Foco: o foco automático contínuo funciona bem, e ao tocar na tela LCD AF-C se torna foco manual com a opção de simplesmente focar novamente no objeto que você gosta tocando na tela. O foco pode ser alterado rapidamente ao pressionar o botão C2 e ativar a função “Product Showcase”. Essa função acelera as alterações de foco entre, por exemplo, o rosto e qualquer coisa colocada na frente da lente.
Estabilização: O sistema de estabilização eletrônica também funciona bem. Entre as duas opções “padrão” e “ativo”, a última está fazendo um trabalho melhor, mas às custas de cortar a imagem.
Áudio: O microfone embutido de 3 cápsulas está fazendo um bom trabalho geral (para implantação rápida). Para maior funcionalidade de áudio, um microfone externo pode ser conectado. O controle manual de nível também é possível. O que realmente falta é uma maneira de monitorar o som, pois esta câmera, como muitas outras câmeras compactas da Sony, não possui um fone de ouvido.
Manuseio: A nova alça da câmera tem o tamanho certo para mão pequena. Outro ponto positivo é a luz vermelha ao lado da lente o que torna fácil identificar se você está gravando.
Limitações da gravação: por padrão, no modo de filmagem 4K, a câmera para de gravar após 5 minutos (proteção contra superaquecimento). Para superar isso, altere as configurações em “Configuração 2” - Temp. Desligamento automático e aplique “Alto”. Agora, a gravação de até 30 minutos deve ser possível.
Gravação por proxy: A gravação por proxy para facilitar a edição em computadores lentos é possível gravando simultaneamente um arquivo de vídeo de resolução mais baixa no mesmo cartão SD.
Opções de alimentação e acessórios: A Sony ZV-1 é uma câmera compacta com uma bateria muito pequena. Você precisará de muitas delas para concluir um dia de filmagem. Felizmente, a alimentação externa é possível. Quando se trata de acessórios, o grip de mão GP-VPT2BT pode estender a usabilidade da câmera, oferecendo um controle mais fácil durante o vlog.
Como uma câmera fotográfica: A câmera pode gravar 24 quadros por segundo e até 172 fotos (igual a cerca de 7 segundos de vídeo). Ao utilizar esta função de foto, serál que podemos realmente gravar vídeos com resolução maior que 4K?
Preços e disponibilidade:
A Sony ZV-1 estará disponível no início de junho de 2020 e será vendido por US$ 748. Há também um kit de acessórios especial (câmera, grip Sony e cartão SD) que será vendido por um preço especial - US$ 846.
Conclusão
A nova câmera Sony ZV-1 é uma excelente opção. De várias maneiras, a Sony está tentando combater a popularidade do uso de telefones celulares para capturar vídeos com esta câmera. Os Vloggers acharão uma boa ferramenta para se trabalhar (sem entrada USB-C, portanto, provavelmente não há maneira de conectar a câmera ao computador e usá-la como uma webcam avançada). Para os videomakers, pode ser uma boa câmera de preço baixo, que pode funcionar bem em muitos cenários.
O que você acha da nova câmera Sony ZV-1? Você consegue se ver usando ela para vlogging ou durante uma sessão profissional? Compartilhe conosco na seção de comentários abaixo.
Fonte do review: cinema5d.com
🚨 Se liga! 🚨
Quer transformar sua paixão pelo vídeo em dinheiro? Dia 01/06 vem aí a nova turma do curso Filmmaker Pro. 🚀🚀
Descubra como se destacar no mercado Audiovisual, prospectar novos clientes, fechar mais orçamentos e obter sucesso na sua carreira como Videomaker. 💥💥
TMJ!
-------------
Cada um dos assuntos que disponibilizamos aqui tem como objetivo informar e contribuir com seu aprendizado e crescimento profissional.
Se quiser ficar por dentro das principais notícias sobre Audiovisual, te inscreve na nossa newsletter pra sempre receber informações e dicas atualizadas.
Comments