Panasonic LUMIX GH6: Será essa a melhor câmera mirrorless até agora?
top of page

Panasonic LUMIX GH6: Será essa a melhor câmera mirrorless até agora?

A nova LUMIX GH6 finalmente chegou! Mas será que a Panasonic finalmente conseguiu criar um sistema de foco automático confiável para vídeo? O Micro Quatro Terços tem um lugar no mercado atual de câmeras mirrorless? Vamos ver mais sobre esse lançamento.



Vamos ver o que há de novo na GH6


Em primeiro lugar, a LUMIX GH6 possui um motor Venus (processador) completamente novo e um sensor de imagem Micro Quatro Terços de 25 milhões de pixels.



Em termos de resolução máxima/taxa de quadros, esta câmera pode gravar em 5,7K até 30p (17:9) e 5,8K em até 30p no open gate 4×3. Filmar no modo open gate anamórfico 4×3 em 4.4K 50/60p também é possível com o novo LUMIX GH6.


Falando nisso, tem a opção de gravação de "open gate" em modelos GH anteriores, então pode ser que a gravação 4×3 também possa ser combinada com ProRes em uma futura atualização de firmware. Atualmente, o open gate está sendo oferecido apenas no H.265 e, em nossos resultados de testes de laboratório, o codec tende a travar as sombras de maneira óbvia, especialmente quando comparado à gravação interna do ProRes.


Outra grande vantagem para a Panasonic é que quase todos os formatos de gravação disponíveis nesta câmera são de 10 bits!

Gravação Interna do Apple ProRes

A LUMIX GH6 é a segunda câmera mirrorless, depois da Nikon Z9, a oferecer um formato de gravação adequado na câmera e, neste caso, ela ainda vem em duas opções: Você pode escolher entre duas variações do Apple ProRes, 4:2:2 e 4:2:2 HQ. Ambas são oferecidas em resolução de 5,7K e até 30p. A diferença é a maior taxa de bits que este última tem. Uma futura atualização de firmware trará flexibilidade adicional ao trabalhar com gravação interna do ProRes.

Desempenho aprimorado de foco automático


Muitos de vocês podem concordar que o ponto fraco da linha de câmeras LUMIX é o seu sistema de foco automático para uso de vídeo. Nos últimos anos, isso se tornou muito perceptível, especialmente porque outras empresas fizeram melhorias constantes neste campo. Agora, a Panasonic ainda está contando com seu sistema de foco DFD de base de contraste, mas desta vez, finalmente a nova câmera é muito capaz de manter o foco corretamente durante a filmagem com ela.

Aumento de Alcance Dinâmico


Bem, esta pode ser uma das melhorias mais significativas desta nova câmera em relação as suas antecessoras. Portanto, esqueça o que você sabe sobre Dual ISO, e dê as boas-vindas a duas gravações ISO constantes (altas e baixas) que se fundem em uma única saída. Não há mais imagem "muito limpa", que pareça controlada por uma extensa Redução de Ruído. Ao filmar neste modo, o vídeo tem uma sensação muito orgânica, com uma textura de ruído agradável e não menos impressionante, um Alcance Dinâmico mais alto!


Aqui está o que você precisa saber para aproveitar o novo recurso:

  • DR Boost (DBR) está disponível até 60 fps (ou menos)

  • O ISO básico no V-log/HLG é 2000. Se você gosta de filmar em configurações ISO mais baixas, você deve desativar o DR Boost (o ISO básico se tornará 250)

  • O ISO básico em todos os outros perfis de imagem é 800 quando o DRB está definido como "LIGADO".

  • Um ganhará pelo menos 2 paradas de DR ao usar filmagens com DRB "ON".



Gerenciamento de calor


A LUMIX GH6 herdou um sistema de ventilador de refrigeração semelhante ao do LUMIX S1H (mas com um tamanho reduzido), e o resultado é a possibilidade de gravar o tempo "ilimitado" ao filmar até C4K/60p 4:2:2 10 bits.



Áudio


Quando se trata de áudio, há muitas opções para explorar. Aqui estão alguns:

  • Qualidade de gravação de 48kHz 24 bits externa ou com os microfones internos da câmera

  • Áudio de 4 canais ao adicionar o adaptador de microfone XLR da Panasonic

  • Gravação de áudio de 96kHz e 24 bits ao usar um microfone externo

  • A configuração do canal de monitoramento de som é possível

  • Saída de dados de áudio HDMI 4ch



Existem outras novidades "bens" pequenas, mas essenciais, que tornam a vida de um videomaker usando esta câmera um pouco mais fácil, como:

  • Luz de contagem frontal/traseira

  • Botões de gravação frontal/superior e possibilidade adicional de "atribuí-los"

  • O monitor LCD pode ser movido livremente quando um cabo HDMI está conectado

  • A área de foco pode ser ampliada durante a recodificação (para ajudar na focagem precisa)

  • Os arquivos CUBE agora são compatíveis com a câmera GH6

  • Pinhole anti-rotação para placas de câmera de tripé

  • Soquete de entrada/saída de código de tempo com cabo BNC incluído


LUMIX GH6 – Baterias velhas vs. novas. Fonte da imagem: CineD

Saída USB/SSD Lumix GH6 em breve. Fonte da imagem: CineD

Atualização Futura de Firmware


É bom ver que a Panasonic já está elevando a sarrafo, oferecendo ferramentas de filmagem ainda mais completas e, com a futura atualização de firmware, pode-se esperar o seguinte:

  • DCI 4K ProRes 4.2.2 HQ/4.2.2

  • FHD ProRes 4.2.2 HQ/4.2.2

  • Gravação Direta USB-SSD (Nesta fase, não está claro que tipo de gravação externa estará disponível, mas vamos esperar pela opção Cinema DNG)

  • Saída de dados de vídeo RAW HDMI 4K/120p para Atomos Ninja V+

Notas Adicionais


  • A opção de gravação de open gate 4×3 de alta resolução é ótima de se ter, mas atualmente, está apenas no codec H.265. Tomara que a Panasonic também possa considerar ter esse modo com o codec ProRes.

  • Para obter a funcionalidade de resolução completa e gravação no ProRes, certifique-se de usar as mais novas baterias Panasonic. As mais antigas vão caber, mas você estará restrito a gravar até 4K MOV.

  • Nesta nova câmera, pode-se encontrar dois slots de mídia. OCFexpress é o caminho a percorrer se o objetivo for obter opções de gravação de codec de alta resolução. Mas a Panasonic também incluiu uma opção de cartão SD para aqueles que não precisam das funções de gravação.



Preço e disponibilidade



A Panasonic Lumix GH6 já está disponível, por um valor sugerido de 2.199 dólares, ou seja, cerca de 500 dólares mais cara em comparação com o modelo antecessor. Também é possível comprar a câmera em conjunto com uma lente Leica DG Vario-Elmarit 12-60mm f/2.8-4 ASPH, por um valor total de 2.799 dólares.


O que você acha da câmera LUMIX GH6? Esta é a câmera que você estava esperando? Conta pra gente aqui nos comentários abaixo.


Fonte: cined.com


CONHEÇA O FILMMAKER PRO, CURSO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL MAIS COMPLETO DO PAÍS, CLICANDO AQUI!


Já conhece nosso canal no Telegram? Por lá sempre tem conteúdo inédito e gratuito pra você: [CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO TELEGRAM]


Cada um dos assuntos que disponibilizamos aqui tem como objetivo informar e contribuir com seu aprendizado e crescimento profissional.


Se quiser ficar por dentro das principais notícias sobre Audiovisual, te inscreve na nossa newsletter pra sempre receber informações e dicas atualizadas.

193 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Quer ficar por dentro das novidades do Audiovisual? Deixe seu e-mail 👇

Obrigado pelo envio!

bottom of page