Panasonic S5II e S5IIx anunciadas com AF de Detecção de Fase Híbrida
top of page

Panasonic S5II e S5IIx anunciadas com AF de Detecção de Fase Híbrida

A Panasonic anunciou duas novas câmeras mirrorless fullframe, a LUMIX S5II e S5IIx. Construídos no legado do S5 original, esses novos modelos oferecem gravação interna 6K30p e C4K60p, um sistema AF híbrido com detecção de fase, ISO nativo duplo, IS ativo aprimorado, curva gama V-Log e conectividade aprimorada.



Em junho, a Panasonic e a Leica assinaram um acordo comercial estratégico para desenvolver em conjunto novas tecnologias de imagem. Aparentemente, os primeiros grandes resultados da chamada aliança L² Technology estão aqui.


De fato, hoje a Panasonic anuncia duas novas câmeras mirrorless em sua série fulframe LUMIX S e os primeiros modelos a apresentar um sistema AF de detecção de fase híbrida.


Portanto, dê as boas-vindas à Panasonic LUMIX S5II e LUMIX S5IIX. Vamos dar uma olhada!



Panasonic LUMIX S5II e S5IIX: características em comum

No centro das novas LUMIX S5II e S5IIX está um sensor CMOS Dual Native ISO de 24,2 MP e 35 mm recém-desenvolvido (640/4000 valores ISO nativos em V-Log) com estabilização de 5 eixos e IS ativo aprimorado.


Na parte fotográfica, as câmeras podem disparar rajadas de até 9fps no obturador mecânico ou 30fps no eletrônico, com tamanho máximo de buffer de 300 imagens. Além disso, eles são equipados com um modo de alta resolução que pode produzir arquivos RAW ou JPEG de 96MP.



Chegando ao modo de vídeo, é aqui que as coisas ficam interessantes. De fato, parece que o S5II e o S5IIX foram desenvolvidas para preencher a lacuna entre o modelo original e a S1H centrado em vídeo com todos os recursos.


Particularmente, a S5II ea S5IIX agora podem gravar vídeo interno LongGOP 4:2:0 de 10 bits em 6K (3:2) ou 5,9K (16:9) em até 30 fps. Além disso, a gravação 4:2:2 4K DCI e UHD de 10 bits agora é suportada em até 60 fps. Infelizmente, o modo Slow&Quick é limitado a 180fps em FullHD, então não há opção 4K120p.


Além disso, a Panasonic afirma que os limites de tempo de gravação foram aumentados graças a um sistema de dissipação de calor aprimorado.


Os usuários podem contar com a curva gama V-log para maximizar a faixa dinâmica, e um conjunto de ferramentas está disponível para fins de monitoramento, incluindo Waveform Monitor, Zebra e o recém-adicionado Vector Scope. Além disso, uma nova função LUT EM TEMPO REAL permite que os usuários criem LUTs personalizados na filmagem diretamente na câmera.


Então, vamos ao que ambas as câmeras oferecem no que diz respeito às suas principais especificações.




*A gravação é interrompida quando o tempo de gravação contínua excede 30 minutos em [6K/29,97p][6K/25,00p] [5,9K/29,97p] [5,9K/25,00p] quando o modo Gerenciamento térmico é definido como Padrão.


Você pode ver alguns vídeos de exemplo acima.


Primeiras câmeras LUMIX com detecção de fase AF

A maior novidade, no entanto, é que, pela primeira vez em uma câmera LUMIX, a Panasonic implementou um sistema de foco automático híbrido, combinando AF baseado em contraste com detecção de fase. O sistema possui 779 pontos de focagem e, de acordo com a Panasonic, pode detectar e rastrear assuntos mesmo nas condições fotográficas mais desafiadoras.

Panasonic LUMIX S5IIX: recursos extras

Sobre o S5II padrão, o modelo “X” oferece alguns benefícios extras, começando pela gravação interna ALL-Intra em 5.8K e gravação ProRes 422 HQ em FullHD. Além disso, permite a gravação de vídeo 5.8K ProRes em SSDs externos via HDMI ou USB-C.

Além disso, uma futura atualização de firmware permitirá a gravação ProRes RAW externa com dispositivos Atomos selecionados. Por fim, a LUMIX S5IIX suporta streaming IP via Wi-fi, USB ou LAN com fio, bem como tethering USB.

Conectividade e operabilidade aprimoradas

Os corpos S5II e S5IIX apresentam uma liga de magnésio e sua construção é considerada resistente a poeira e respingos. Dando uma olhada no lado esquerdo da câmera, a porta Micro HDMI agora foi substituída por uma porta “tamanho normal” mais confiável, que fica ao lado de um conector USB-C 3.2 Gen 2 que também serve como uma porta de carregamento para a bateria de 2200 mAh. Para completar os recursos de conectividade, as câmeras integram Wi-Fi 2,4 GHz/5 GHz, bem como Bluetooth 5.0.

Quando se trata de monitoramento de áudio e gravação de áudio externo, o lado esquerdo do corpo oferece uma entrada de microfone de 3,5 mm e saída de fone de ouvido. No lado direito da S5II e S5IIX, ainda podemos encontrar um slot para cartão SD duplo. No entanto, isso foi aprimorado e ambos os slots de mídia agora suportam o padrão UHS-II. O slot secundário pode ser usado para retransmissão, backup ou gravação de alocação.

Por fim, a parte traseira do corpo da câmera apresenta uma tela sensível ao toque multiangular de 3 polegadas, bem como um visor OLED de 120 fps com 3.680 mil pontos e resolução mais alta.

Preço e disponibilidade

No geral, ambas as câmeras parecem ser ótimas polivalentes para Videomakers, especialmente considerando seus preços. A Panasonic LUMIX S5II e a LUMIX S5IIX já estão disponíveis para pré-encomenda na B&H. A S5II deve chegar às prateleiras em breve. Ele herdará o conhecido design da S5 e será vendido por US$ 1.999. Por outro lado, o modelo “X” chegará um pouco mais tarde (outono de 2023). Ele terá um acabamento preto fosco elegante e terá um preço de varejo oficial mais alto de US$ 2.199.


Fonte: cined.com Conta pra gente aqui nos comentários o que você achou desse lançamento da Panasonic. E se você quer mudar de vez a realidade do seu trabalho como Videomaker, você precisa conhecer o FILMMAKER PRO. Seja um iniciante ou um profissional já experiente no mercado, o FILMMAKER PRO vai te mostrar como ter a agenda cheia, ser valorizado e reconhecido pelo mercado e conquistar sua liberdade financeira. CLIQUE AQUI para saber mais.

Até a próxima, 👋🏼 Camila Pinto 📌 Já conhece nosso canal no Telegram? Por lá sempre tem conteúdo inédito e gratuito pra você: [CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO CANAL DO TELEGRAM]

117 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Quer ficar por dentro das novidades do Audiovisual? Deixe seu e-mail 👇

Obrigado pelo envio!

bottom of page