Passo a passo para criar ~ sozinho ~ seu site de portfólio
top of page

Passo a passo para criar - sozinho - seu site de portfólio

Hoje em dia criar um site não é algo tão complicado ou caro demais. Por aqui, sou em mesma quem faz o nosso 🤓. E neste post, a gente vai te ensinar a criar teu site de portfólio sozinho, do zero!



Todo mundo sabe a importância de estar presente no cenário digital, afinal, a internet é um dos primeiros locais que a gente usa para procurar soluções para um problema.


Porém, a maioria dos videomakers se depara com uma dificuldade: é possível criar um site para meu negócio/portfólio sozinho?


Poucos entendem sobre programação e quem deseja ter um site, geralmente, tem que contratar desenvolvedores para ajudar nessa tarefa. É claro que essa é uma boa ideia, principalmente se você tiver condições de investir nesse tipo de serviço.


Porém, o que acontece é que contratar um desenvolvedor pode ser mais caro do que se esperava e, por isso, pode ser que você acabe desistindo da ideia de ter um site. Mas o que muitos não sabem é que é possível fazer isso sozinho, mesmo sem muito conhecimento sobre programação, e é sobre isso que vamos falar hoje.



O que é um site?


O site de uma empresa ou profissional é um endereço digital que apresenta seus serviços, diferenciais, portfólio, formas de contato e outras informações para o visitante.


Ele pode ser organizado por páginas, que no layout do site podem aparecer como abas. Nelas, podem ser colocados itens como:

  • página inicial, onde ficarão alguns destaques e caminhos de acesso para as demais;

  • “Sobre” ou “Portfólio”, que descreve quem é a empresa ou profissional, sua formação e seus trabalhos anteriores;

  • produtos ou serviços, demonstrando o mix de itens que podem ser comprados com breves descrições;

  • localização;

  • como contratar ou pedir orçamento;

  • contato.

Essas informações garantem que o visitante conheça o negócio ou profissional e saiba como ele pode ser contratado.


Por que o seu negócio precisa ter um site?


Você já deve ter percebido que está cada vez mais comum pesquisar soluções para problemas e tirar dúvidas na internet. Quando o assunto é comprar um produto ou contratar um serviço, isso não muda: as pessoas pesquisam nos buscadores, como Google e YouTube, soluções de compras que elas desejam efetuar.


Por exemplo:

Se alguém quer comprar um sofá, é bem provável que, antes de sair procurando por esse produto em uma loja física, a pessoa faça uma busca na internet para saber os valores e os tipos de sofás que ela poderá comprar.


Ter um site é uma ótima maneira de conseguir atingir consumidores em potencial e até mesmo manter uma relação com seus clientes. Isso porque você pode fazer de seu site uma vitrine para que as pessoas conheçam seus produtos/serviços e, principalmente, para que entendam sua marca e saibam exatamente o que você tem a oferecer.


É possível criar um site sozinho?


Como já mencionamos anteriormente, você pode criar seu próprio site sem ajuda de alguém que seja expert nesse assunto, como programadores ou web designers. É claro que se você tiver algum conhecimento em programação, conseguirá fazer seu site com mais facilidade e principalmente com mais recursos.


Porém, se você não tem muito conhecimento sobre isso, pode seguir o passo a passo que mostraremos nos próximos tópicos. É importante lembrar que, quando falamos de algo que envolve a linguagem de programação, ou seja, padrões de codificação, como JavaScript, sempre será difícil para quem está começando e não conhece nada sobre esse assunto.

Mas se seu objetivo é colocar seu site no ar apenas para começar, você pode criar algo bem mais simples e, quando perceber a necessidade de melhorar o que você já tem, é possível investir e contratar alguém para fazer algumas modificações ou até mesmo estudar mais sobre programação para melhorar sua página.


Queremos deixar bem claro que não vamos te ensinar a criar um site com recursos diversos e plugins específicos para o seu negócio. O objetivo aqui é que você tenha uma página como mais uma ferramenta para divulgar seus serviços.


Passo a passo para criar um site


Se você chegou até aqui, provavelmente, percebeu que ter um site é algo fundamental para aumentar o alcance de seu negócio. A partir de agora, mostraremos a parte prática e te ajudaremos com um passo a passo para fazer seu site sozinho.


Há diversas ferramentas disponíveis na internet, pagas e gratuitas, que te permitem criar um site. Neste post, vamos te mostrar como criar um site e registrar seu domínio, que é a melhor maneira para gerar autoridade em sua área de atuação.


Vamos lá?


1. REGISTRE SEU DOMÍNIO


Podemos definir domínio como sendo o nome de um site. Também conhecido como endereço eletrônico ou URL, o domínio é o endereço do seu site na internet. É o que as pessoas vão digitar nos seus navegadores depois do www para encontrar o seu site. Por exemplo, o domínio do nosso site é: www.danielmarvel.com.br.


Para registrar um domínio, acesse o site registro.br para poder escolher o nome de seu site.

Essa etapa é muito importante, porque quando você compra um domínio, evita que outras pessoas utilizem o mesmo nome que você.


Para isso, basta acessar o registro.br, digitar o domínio desejado no espaço indicado e clicar em Pesquisar para ter certeza de que o nome que você escolheu não foi usado ainda.


Caso o nome escolhido por você não tenha sido utilizado ainda, clique em Registrar e preencha os campos seguintes com suas informações pessoais para comprar esse domínio. Ao final disso, você receberá um e-mail para prosseguir com seu cadastro e escolher a forma de pagamento.


O valor anual de um domínio é R$ 40,00 (sim, 40,00 por ano!).


Agora, como criar um site no Wix?


Para quem não conhece, Wix é uma plataforma de desenvolvimento de sites bastante utilizada no Brasil e no mundo. Com uma versão gratuita e alguns pacotes pagos, o Wix oferece muitos recursos para que você crie seu site dentro de poucas horas.


Lembrando que a qualquer momento você pode migrar para alguma das versões pagas. Entre as vantagens, estão a ausência de anúncios do Wix e a possibilidade de personalizar a URL.


Na versão gratuita, seu site será encontrado como www.seunome.wixsite.com/seusite. Já nos planos Premium, a partir de R$ 6,00/mês, você consegue utilizar um domínio como www.seusite.com.br, que dão à página um ar mais profissional.


É muito simples! Veja alguns dos passos mais importantes.


2. CADASTRE-SE NA PLATAFORMA


Assim que você acessa a plataforma, precisa se registrar para poder criar um site. Basta preencher algumas informações ou integrar o login do Facebook ou do Google.


3. INICIE UM PROJETO DE CRIAÇÃO


Depois, clique em “criar novo site” e selecione o seu objetivo: você pode fazer um portfólio, um site de vendas, um currículo virtual etc.


Então, selecione se você prefere criar seu site usando o Editor Wix — com mais possibilidades de personalização — ou deixar para o Wix ADI. Nesse último caso, basta preencher algumas preferências para ver o seu site pronto.



4. ESCOLHA UM TEMPLATE


Caso tenha optado por utilizar o Editor Wix, o próximo passo é selecionar um template de base. Existem várias categorias e subcategorias para escolha.


5. PERSONALIZE SUAS PÁGINAS


Template escolhido, basta personalizar as páginas. No canto superior esquerdo, você pode selecionar qual seção editará primeiro e adicionar páginas.


Configurações da página


Sempre que selecionar uma página para editar, você verá uma lista com alguns ícones no canto esquerdo.

Clicando no primeiro, aparecerão opções de configuração, como:

  • informações;

  • layouts;

  • atributos de SEO;

  • permissões e outros.



Background da página


No segundo ícone, você consegue editar o background da página.

Dá para escolher opções prontas de fundo, carregar imagens, vídeos ou simplesmente trocar a cor do tema.


Seções, ícones e formas


O terceiro ícone é para adicionar elementos na página. Vetores, caixas de texto, botões, ícones de redes sociais, listas — existem várias opções.


Nesse ponto, lembre-se de que um menu simples e intuitivo é um dos elementos fundamentais em um site. Por isso, capriche na escolha dos símbolos e formas.


Na aba vídeo, é onde você escolhe o formato que seu portfólio vai aparecer no site. Basta selecionar o formato que deseja e linkar seus vídeos do Youtube, ou subir no próprio site.


Upload de mídias


Logo abaixo, há a opção de subir alguma mídia diretamente do seu computador ou das redes sociais, além de materiais do próprio Wix.


Wix Blog


O último ícone de edição da página se refere ao recurso de blog integrado ao site, que você pode criar pelo próprio Wix.


6. EDITE A VERSÃO MOBILE


Depois de personalizar cada uma das páginas do seu site, vale a pena selecionar o ícone do dispositivo móvel, na barra superior do Editor Wix.


Esse é o momento de fazer alterações e customizações para que a experiência do usuário também seja boa no smartphone ou tablet.


Existem opções específicas, como as “Ferramentas do Mobile”, com uma série de recursos para que você tenha um site responsivo.



7. VISUALIZE A PÁGINA E FAÇA OS ÚLTIMOS AJUSTES


Depois de terminar a edição, clique no ícone de Zoom, na barra superior, para visualizar a sua página completa.


Aqui, você consegue reorganizar os elementos — basta arrastá-los para o local desejado.


7. PUBLIQUE E GERENCIE SEU SITE


Tudo certinho?


Então, selecione a opção “Publicar”, no canto superior direito e voilà! Seu site está pronto para ser acessado pelo público.


Depois disso, passeie pelas opções de gerenciamento no “Painel de Controle”. Existem menus para:

  • conectar contas e domínios (aquele que você comprou lá no passo 1, lembra?);

  • responder mensagens;

  • acompanhar estatísticas sobre o comportamento dos visitantes;

  • usar recursos de marketing para potencializar o SEO;

  • alterar funções etc.



Pronto! Você acabou de criar um site usando o Wix. Depois deste tutorial, você viu que criar site com seu portfólio é uma tarefa superdescomplicada, não é?


Apesar de algumas limitações mais técnicas em relação ao principal concorrente, o Wix certamente apresenta um ótimo custo-benefício para quem prefere uma solução mais rápida.


Espero que tenha te ajudado com esta dica. E se tiver alguma dúvida, é só me chamar lá no Instagram 👉@camipinto.


Até a próxima, 👋🏼

Camila Pinto

Equipe Filmmaker Pro


CONHEÇA O FILMMAKER PRO, O CURSO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL MAIS COMPLETO DO PAÍS, CLICANDO AQUI!


Já conhece nosso canal no Telegram? Por lá sempre tem conteúdo inédito e gratuito pra você: [CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO TELEGRAM]


Cada um dos assuntos que disponibilizamos aqui tem como objetivo informar e contribuir com seu aprendizado e crescimento profissional.


Se quiser ficar por dentro das principais notícias sobre Audiovisual, te inscreve na nossa newsletter pra sempre receber informações e dicas atualizadas.



384 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Quer ficar por dentro das novidades do Audiovisual? Deixe seu e-mail 👇

Obrigado pelo envio!

bottom of page